turismo rural Litoral Alentejano é o melhor de dois mundos

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Património Natural do Litoral Alentejano

More to Love about this Land // Mais Amor a esta Terra - Rota Vicentina 2019

Após um curto período como Área de Paisagem Protegida, foi criado em 1995 o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrangendo a faixa litoral dos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

Localizada entre a ribeira da Junqueira em São Torpes no litoral sudoeste de Portugal  e a praia de Burgau no Algarve, a  Costa Vicentina abrange uma faixa costeira com 110 km, numa área total de 74 414,89 hectares, correspondendo a área terrestre a 56 952,79 ha e a área marinha adjacente a 17 461,21 ha.

Esta área inclui territórios de 4 concelhos. Sines e  Odemira no Litoral Alentejano, Aljezur e Vila do Bispo no Barlavento Algarvio, sendo considerada uma das costas mais bem conservadas da Europa e formando no seu todo, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina .

Na Costa Vicentina são também inúmeras as soluções de alojamento. Tendo quase sempre o mar como referência, aqui você pode encontrar desde o hotel com vista para o mar,  ou a casa de campo no mais puro sossego que a vida rural lhe pode oferecer.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

O Parque é constituído por diversos tipos de paisagens e habitats naturais com arribas, falésias abruptas, praias e várias ilhotas, sendo a maior delas a Ilha do Pessegueiro em Porto Covo, e também um invulgar recife de coral na Carrapateira.  São de salientar ainda  o estuário do Rio Mira, o Cabo Sardão, o promontório de Sagres, bem como o Cabo de São Vicente.

Relativamente ao turismo a Costa Vicentina é uma zona privilegiada, pois são muitos os locais a visitar e muitas as actividades que pode desenvolver tais como pedestrianismo, orientação, escalada, parapente, hipismo, canoagem, surf, windsurf,  mergulho e BTT.

Em terra as arribas altas contrastam com as praias escavadas na rocha e barrancos profundos, cursos de água, charnecas, campos de regadio e matas produtivas.Apesar da sua extremidade sul se encontrar já no Algarve os tópicos aqui apresentados dizem respeito à sua região Norte nos concelhos de Sines e Odemira

Odemira, Alentejo Singular

Parques e Reservas

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish
error: Content is protected !!