Provavelmente construído na época da dinastia dos imperadores Flávios, o forum das Ruínas da Cidade de Miróbriga tem uma dimensão de cerca de 20x25 m

Monumentos no Litoral Alentejano

Provavelmente construído na época da dinastia dos imperadores Flávios, o forum das Ruínas da Cidade de Miróbriga tem uma dimensão de cerca de 20×25 m. Numa posição central dominando o Forum, encontra-se um templo edificado provavelmente na época do Forum. É no entanto de pequena dimensão tendo sido reconstruído parcialmente nos anos sessenta.

No lado ocidental do Forum “… conservam-se ruínas de um outro edifício religioso, de cabeceira com abside, com dois pórticos laterais acompanhantes.

Um altar consagrado a Vénus e fragmentos de uma estátua d mesma deusa confirmam a atribuição deste templo à deusa do amor e do beleza. Vénus foi frequentemente adorada em templos absidados, como o de Miróbriga.” (Jorge Alarcão)

Provavelmente construído na época da dinastia dos imperadores Flávios, o Forum das Ruínas da Cidade de Miróbriga tem uma dimensão de cerca de 20x25 m

Ladeado por inúmeras construções cujas funções ainda não são totalmente conhecidas, sendo provável que tenha sido uma área comercial.
Ainda na área do Forum, Apesar das alterações urbanas foi mantida uma edificação pré-romana, possivelmente um templo dada a sua estrutura de planta rectangular, constituída por uma antecâmara e uma sala com lareira central, flanqueada de colunas e um possível depósito votivo.

Esta concentração de edifícios, religiosos, associados a lápides dedicadas a Esculápio levanta a hipótese de que o Forum das Ruínas da Cidade de Miróbriga de seria um santuário e Miróbriga um centro de peregrinação com instalações destinadas ao acolhimento e distracção dos peregrinos, dos quais o hipódromo e o complexo termal fariam parte.

Esta concentração de edifícios, religiosos, associados a lápides dedicadas a Esculápio

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish
error: Content is protected !!