Grândola Cultura para Todos

Grândola – Cultura para Todos

Inserido no Projeto Grândola – Cultura para Todos, o Dia Internacional dos Museus que se celebrou dia 18 de Maio, foi assinalado no Núcleo Museológico de São Pedro com a apresentação de novos equipamentos no âmbito do projeto em Grândola Projeto Grândola – Cultura para Todos,*, que oferecem um conjunto de aplicações e soluções de acessibilidade, que tornam este Museu único a nível regional, no que concerne ao poder de ir ao encontro de toda a comunidade.

O Município de Grândola, implementou um conjunto de equipamentos inovadores , apresentados esta manhã pela ”Realizasom” empresa que desenvolveu o projeto, dotando a partir deste momento o Núcleo Museológico com acessibilidade digital e universal, para que todos possam interagir de maneira efetiva e independente.

Para pessoas cegas ou com baixa visão foram aplicadas no chão marcas de aviso e piso táctil para direcionar o visitante a percorrer a exposição e introduzida sinalética dos serviços em braile e alto contraste.

 Projeto Grândola - Cultura para Todos,


Para sentir a textura e a temperatura, estão disponíveis peças tácteis elaboradas com materiais originais, nomeadamente a réplica de um vaso de cerâmica decorado, um braçal de arqueiro de xisto e brevemente o cofre dos pelouros. Os elementos das medalhas históricas encontradas na Igreja de São Pedro podem agora ser apreciadas em relevo 2D, com texto impresso em braile.

Com recurso às novas tecnologias, o Museu apresenta uma inovadora aplicação com o circuito de visita à exposição permanente e uma galeria de imagens com pontos de interesse. O Audioguia, disponibiliza diversos conteúdos, nomeadamente, uma versão áudio em português destinada ao público em geral; a versão audiodescrição, para visitantes com deficiência visual; e uma versão vídeo em língua gestual Portuguesa, para pessoas com dificuldades auditivas. No final da visita, os utilizadores são convidados a testar os seus conhecimentos num divertido Quizz. Ao acertar em 15 respostas recebe uma lembrança à saída. A APP Museu de Grândola funciona sem necessidade de ligação WI-Fi ou consumo de dados, sendo o acesso aos conteúdos de modo automático, através de tecnologia de proximidade NFC. Contudo, é também possível solicitar o equipamento de Audioguia na receção do Nucleo Museológico.

O filme do Museu sobre a história do concelho, da Pré-história ao Sec. XX, está agora reformulado, com versões acessíveis de língua gestual e audiodescrição.

O projeto em Grândola Cultura para Todos, financiado no âmbito do concurso Aviso nº ALT20 – 30 -2019-44, Cultura para Todos – CIMAL; Domínio da Inclusão Social e Emprego – POR Alentejo, destina-se aos diversos espaços culturais do concelho, oferecendo aos utilizadores equipamentos e recursos que promovam a eliminação de barreiras à comunicação e à cultura.

Este ano, sob o tema «O Poder dos Museus» pretende-se explorar o potencial dos espaços museológicos, tornando-os mais acessíveis e atrativos para um público diversificado, produzindo mudanças positivas na comunidade.

O Núcleo Museológico de São Pedro foi inaugurado em 9 de abril de 2021 e encontra-se instalado na antiga igreja de São Pedro, um edifício religioso mandado construir nos finais do século XVI. No seu interior, o visitante é convidado a empreender uma viagem desde a Pré-História ao século XX, por um território com monumentos megalíticos, necrópoles, minas, fábricas de salga, templos, ruínas e naufrágios, que a investigação histórica e arqueológica se encarregou de desvendar. Aqui são retratados lugares, evocadas personalidades, recordados episódios e exibidos artefactos pertencentes a diferentes períodos cronológicos da história do concelho de Grândola.

Convidamos a que visite este espaço museológico, que está aberto ao público de segunda a sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Fonte: CM Grândola