Em Alcácer do Sal, o Castelo milenar agora albergando a pousada D. Sancho II

Alcácer do Sal

Spread the love

O Castelo milenar agora albergando a pousada D. Sancho II, é ainda guardião de uma paisagem  soberba sobre as casas, o rio com as suas pontes e os habitantes que a cada olhar se sentem orgulhosos do seu passsado na defesa daquelas terras.

Spread the love

Em Alcácer do Sal, o Castelo milenar agora albergando a pousada D. Sancho II, é ainda guardião de uma paisagem  soberba sobre as casas, o rio com as suas pontes e os habitantes que a cada olhar se sentem orgulhosos do seu passado na defesa daquelas terras.

Os artefactos recolhidos na região testemunham da presença humana em Alcácer do Sal há cerca de 40 mil anos. Contudo só muito mais tarde e já no período mesolítico se conhecem as primeiras manifestações de produção não só agrícola mas também de gado havendo também troca de produtos como por exemplo artigos de cerâmica.

Os artefactos recolhidos na região testemunham da presença humana em Alcácer do Sal há cerca de 40 mil anos
Já na Idade do Ferro a zona conheceu um grande desenvolvimento hurbano possuindo inclusive moeda própria

Já na Idade do Ferro a zona conheceu um grande desenvolvimento urbano possuindo inclusive moeda própria. Mais tarde com a chegada dos Romanos a povoação Celta Bevipo passou então a designar-se Salacia Urbs Imperatoria ganhando então o estatuto de Cidade de Direito Latino. A sua importância continua pelo século I a.C. devido principalmente à sua grande produção de lã e sal. Já no período visigótico foi constituída cidade episcopal.

A ocupação árabe dá-se em 715 e dura quatro séculos constituindo-se capital da província de Al-Kassar voltando nesta altura o rio, a ser frequentado por navegadores orientais e norte-africanos mantendo-se assim como um porto de grande importância na Península Ibérica.A partir do século XII, as batalhas entre cristãos e muçulmanos sucedem-se até à reconquista final em 1217 por D. Sancho II recebendo no ano seguinte a sua carta de foral.

Em 1220 a região foi instituída Cabeça da Ordem de Santiago. De grande importância estratégica na geografia do país, assiste já no século XVI, a um novo impulso a nível comercial com a grande produção de sal, cuja riqueza é transformada em construção de igrejas, e palácios sendo também fundado o Convento Carmelita de Aracelli que ocupará o castelo até 1834.

Em 1495 Alcácer do Sal vê aclamado o Rei D.Manuel I, e em 1502 vê nascer o célebre matemático Pedro Nunes.

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish