:

Quais são os erros de concordância?

Índice:

  1. Quais são os erros de concordância?
  2. O que é concordância e exemplos?
  3. Como identificar a concordância?
  4. O que é a concordância de um texto?
  5. Como não errar concordância?
  6. Como se faz uma concordância?
  7. Como corrigir erros de concordância verbal?
  8. Quais são as 7 regras da concordância verbal?
  9. Quais são os tipos de concordância?
  10. Como saber a concordância de uma frase?
  11. Como corrigir erros de concordância?
  12. Como evitar erros de concordância?
  13. Como é feita a concordância?
  14. Qual dessas frases tem um erro de concordância verbal?
  15. Como fazer concordância?

Quais são os erros de concordância?

Veja o exemplo: “O aluno estudioso”. É fácil perceber que seria, por exemplo, errado escrever: “o aluno estudiosos”, ou “o aluno estudiosa”, ou “os aluno estudioso”, certo? Não haveria concordância de género e número entre o nome e o adjetivo.

O que é concordância e exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Como identificar a concordância?

Quando o verbo se adapta ao número e à pessoa do sujeito, ocorre a concordância verbal. É necessário saber se o sujeito está na 1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural.

O que é a concordância de um texto?

Você sabe o que é concordância? Chamamos de concordância o princípio sintático segundo o qual, na frase, as palavras determinantes adaptam-se às palavras das quais dependem. Isso significa que os nomes e os verbos de uma oração devem concordar com os demais termos, caso contrário, a concordância ficará prejudicada.

Como não errar concordância?

Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.

Como se faz uma concordância?

Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical. ... Exemplos de concordância verbal

  1. Eu sou feliz.
  2. Nós somos felizes.
  3. Mariana já tomou banho.
  4. Mariana e Alice já tomaram banho.

Como corrigir erros de concordância verbal?

Dicas para não errar mais a concordância

  1. Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
  2. Cuidado com o verbo SER. ...
  3. Concorde com o núcleo do sujeito. ...
  4. Verbo HAVER com valor existencial. ...
  5. Partícula SE.

Quais são as 7 regras da concordância verbal?

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Quais são os tipos de concordância?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Como saber a concordância de uma frase?

A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.

Como corrigir erros de concordância?

Dicas para não errar mais a concordância

  1. Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
  2. Cuidado com o verbo SER. ...
  3. Concorde com o núcleo do sujeito. ...
  4. Verbo HAVER com valor existencial. ...
  5. Partícula SE.

Como evitar erros de concordância?

1) Adjetivo ou pronome modificando apenas um substantivo O princípio básico é claro: as palavras que modificam o substantivo - adjetivos, pronomes, numerais, artigos - devem concordar em número e gênero com esse substantivo. Seus pés estão gelados!

Como é feita a concordância?

A concordância verbal é estabelecida entre o verbo, em suas flexões de número (plural e singular) e pessoa (1ª, 2ª e 3ª), e o sujeito da oração com o qual ele se relaciona. Observe o exemplo: Eles me propuseram um acordo. Em alguns casos, o sujeito aparece após o verbo, o que não afeta as relações de concordância.

Qual dessas frases tem um erro de concordância verbal?

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Como fazer concordância?

A concordância pode ser feita com o sujeito ou com o predicativo do sujeito, contudo, na maioria das vezes é optativa. a) Se o sujeito ou o predicativo for nome de pessoa ou pronome pessoal, o verbo concorda com a pessoa.