:

Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?

Índice:

  1. Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?
  2. Como era o ensino antigamente no Brasil?
  3. Como os pais educavam seus filhos antigamente?
  4. Como o professor era visto no passado?
  5. Como era a aprendizagem na antiguidade?
  6. Como era a rotina de antigamente?
  7. Como os alunos eram tratados antigamente?
  8. Como era a alfabetização na Antiguidade?
  9. Porque antigamente as pessoas tinham mais filhos?
  10. Como era o professor de antigamente?
  11. O que era usado para ler e escrever antigamente?
  12. Como era ser mãe antigamente?
  13. Quem podia aprender a ler antigamente?
  14. Como era escrito estilo antigamente?
  15. Como os filhos tratavam os pais antigamente?

Qual a diferença entre as escolas de hoje e de antigamente?

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração e cabe à administração tomar as decisões da instituição. Em cache

Como era o ensino antigamente no Brasil?

O ensino de primeiro grau era constituído pelo ensino primário de quatro ou cinco anos, sendo obrigatório para crianças de 7 a 12 anos e gratuito nas escolas públicas. O ensino de segundo grau, posterior ao primeiro, também chamado de ensino médio, era destinado a jovens de 12 anos ou mais.

Como os pais educavam seus filhos antigamente?

Pais de outrora, via-de-regra, ensinavam e educavam com a pedagogia do amor, da cultura, do bom-senso, da honestidade e do respeito mútuo; amavam os seus filhos e, se necessário fosse, dariam as próprias vidas por eles.

Como o professor era visto no passado?

Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.

Como era a aprendizagem na antiguidade?

Grécia e Roma antigas Eram ensinados conteúdos como oratória, retórica, filosofia, artes e literatura. O aprendizado ajudava os estudantes a se prepararem para a vida política, que era o grande mote das sociedades greco-romanas. Para os escravos, porém, o aprendizado continuava ocorrendo de maneira informal.

Como era a rotina de antigamente?

Os homens eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis e perigosas. Já as mulheres exerciam atividades domésticas. Os escravos comiam alimentos de má qualidade, dormiam na senzala (galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.

Como os alunos eram tratados antigamente?

Na década de 1930 já havia mais respeito aos alunos sem que houvesse desrespeito ao professor ou professora. Eram professores; não tios. Quando entravam na sala, os alunos levantavam-se com respeito e atenção. Durante a aula não havia brincadeiras, sarcasmos, risos.

Como era a alfabetização na Antiguidade?

Na Antiguidade (primeiro período), foi criado o alfabeto e o primeiro método de ensino: a soletração, também denominado alfabético ou ABC. Conforme Marrou (1969), a alfabeti- zação ocorria por um processo lento e complexo.

Porque antigamente as pessoas tinham mais filhos?

Antigamente, era comuns as famílias gigantes, com muitos filhos. Hoje, até um parece demais. Se em outros tempos vários rebentos eram sinônimo de casa cheia e um quadro que mais simbolizava alegria do que preocupação, agora, ter mais de dois filhos geralmente é visto como sinônimo de despesa e pouca qualidade de vida.

Como era o professor de antigamente?

Antigamente a escola era encarada como uma segunda casa e o professor era como se fosse uma espécie de pai, de mãe e existia mais respeito, e esse respeito era também devido a questão colocada como se o professor fosse autoridade do conhecimento e o aluno chegava ali como uma folha em branco que deveria ser preenchida.

O que era usado para ler e escrever antigamente?

Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito. Essa escrita era dominada apenas por pessoas poderosas da sociedade, como escribas e sacerdotes.

Como era ser mãe antigamente?

A maternagem não era exercida pelas mães, que a delegava às camponesas pobres. Os bebês eram alimentados pelas amas-de-leite e permaneciam sob os cuidados de terceiros até atingirem cerca de oito anos de idade.

Quem podia aprender a ler antigamente?

Antigamente, a escrita era uma atividade exclusiva de escribas ou escrivães, assim como a leitura. Somente eles sabiam ler e escrever. E o material onde eles faziam isso, chamado de papiro (uma espécie de planta), deveria conter apenas informações oficiais, como leis e assuntos administrativos, e religiosas.

Como era escrito estilo antigamente?

Tabuletas de argila Com um instrumento feito de algum tronco vegetal, a argila era empurrada e os símbolos eram gravados. As tabuletas eram levadas ao forno para que o registro se tornasse permanente. Quando eram revestidas de cera, podiam ter os escritos apagados. Assim, as tábuas eram reaproveitadas.

Como os filhos tratavam os pais antigamente?

Até a alguns anos atrás, os filhos estavam sob a responsabilidade, proteção e cuidados dos pais. Por eles, eram educados, socializados, aprendiam como “viver a vida” com dignidade, honestidade e conduzir-se de forma inteligente pelos seus caminhos vindouros.