:

Quando usar se não Ou senão?

Índice:

  1. Quando usar se não Ou senão?
  2. O que significa a expressão se não?
  3. Vai chover ou Senão vai chover?
  4. Qual é a alternativa possui o uso adequado da expressão senão?
  5. Tem vírgula depois do Senão?
  6. Faz 3 dias ou há 3 dias?
  7. Para que serve se não?
  8. Vai fazer hoje à noite?
  9. Onde nunca choveu na terra?
  10. Como usar a palavra tampouco?
  11. Tem vírgula antes de se não?
  12. Foi longe demais ou de mais?
  13. Qual é o correto é 8 horas ou são 8 horas?
  14. Faz 20 anos ou fazem?
  15. Por que não se deve se automedicar?

Quando usar se não Ou senão?

Se você pretende usar um sinônimo para “exceto”, “do contrário”, “a não ser”, “porém” ou “problema”, o correto é utilizar a palavra “senão”. Mas se você está iniciando uma oração subordinada adverbial condicional, causal ou temporal, o certo é escrever “se não”.

O que significa a expressão se não?

Essa conjunção pode significar “do contrário”, “mas”, “exceto” ou “a não ser”, dependendo do contexto. A expressão “se não” é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.

Vai chover ou Senão vai chover?

Portanto, no enunciado “Caso não chova, irei à praia”, como a ideia é de hipótese, a expressão correta, em substituição a “caso”, é se não, logo: “Se não chover, irei à praia”.

Qual é a alternativa possui o uso adequado da expressão senão?

A resposta correta é a alternativa D, pois é a única que possui a expressão "senão" aplicada de modo adequado na frase. O sentido desta expressão pode ser substituído por outras expressões como "do contrário", "de outro modo", etc.

Tem vírgula depois do Senão?

Eis senão quando um estrondo se fez ouvir. - senão vejamos / senão, vejamos: vírgula opcional; em vez de mostrar o contrário – como poderia parecer –, a expressão leva a uma confirmação do que foi anteriormente enunciado: A Lei 2.445/88 é enumerativa e não taxativa.

Faz 3 dias ou há 3 dias?

Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).

Para que serve se não?

Escrita de forma junta, a palavra "senão" tem o papel de uma conjunção alternativa ou conjunção adversativa. Ela serve para ligar as duas partes das frases que se opõem, indicando o sentido de exceção, consequência negativa ou um problema.

Vai fazer hoje à noite?

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Onde nunca choveu na terra?

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Como usar a palavra tampouco?

“Tampouco” é um advérbio empregado para reforçar uma negação expressa anteriormente. Tem sentido equivalente a “também não”, “nem”, “muito menos”. Veja estes exemplos: “O magistrado afirmou que não pode, neste momento, revelar nada sobre o réu, tampouco emitir qualquer opinião sobre o crime que lhe é atribuído.”

Tem vírgula antes de se não?

Se em frases como: «Se amanhã ele não vier, vou procurá-lo.» «Se ele não tivesse chegado a tempo, ela ter-se-ia zangado.» A inserção da vírgula é obrigatória e não me causa dúvidas, já em frases como as seguintes o mesmo não é tão óbvio.

Foi longe demais ou de mais?

Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação.

Qual é o correto é 8 horas ou são 8 horas?

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Faz 20 anos ou fazem?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Por que não se deve se automedicar?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.