:

Qual é a função do alternador e como ele funciona?

Índice:

  1. Qual é a função do alternador e como ele funciona?
  2. O que aciona o alternador?
  3. Quanto de energia gera um alternador?
  4. O que faz o alternador queima?
  5. Qual a função do B no alternador?
  6. Qual é a vida útil de um alternador?
  7. O que mais estraga no alternador?
  8. O que significa a letra L no alternador?
  9. O que significa C no alternador?
  10. Qual o defeito mais comum no alternador?
  11. Quanto custa o conserto de um alternador?
  12. Qual o tempo de vida de um alternador?
  13. Até quando o alternador pode carregar?
  14. Qual a função do D+ no alternador?
  15. Qual a vida útil do alternador?

Qual é a função do alternador e como ele funciona?

O alternador do carro é uma peça responsável pela conversão da energia mecânica, gerada pelo movimento do motor, em energia elétrica para utilização nos componentes eletrônicos do veículo e também para a recarga da bateria.

O que aciona o alternador?

O alternador é acionado por uma correia em conjunto com a polia do virabrequim. A polia do alternador normalmente gira duas a três vezes mais rápido do que a polia do virabrequim, para produzir a potência necessária exigida pelo motor ou peças do equipamento.

Quanto de energia gera um alternador?

Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A. Já um veículo que utiliza ar condicionado o alternador utilizado é de 70Ah (70 amperes por hora).

O que faz o alternador queima?

Contato com água e óleo podem gerar curto à peça O alternador pode sofrer com problemas de outras peças. Por exemplo, a ruptura de uma mangueira de líquido de arrefecimento ou mesmo o contato com óleo podem ser agentes geradores de atrito ou de curto circuito, o que queima a peça!

Qual a função do B no alternador?

o alternador capta parte da energia mecânica enviada pelo motor e a converte em elétrica, enviando para o ponto (B); (B) é o sistema elétrico do veículo, que recebe a eletricidade do alternador, recarregando a bateria e contribuindo para o funcionamento dos dispositivos eletrônicos e digitais do automóvel.

Qual é a vida útil de um alternador?

200.000 km Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

O que mais estraga no alternador?

Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.

O que significa a letra L no alternador?

- “L” é a saída da lâmpada do painel, nos veículos diesel esse terminal também é utilizado para acionar relés como do ar condicionado ou inibidor do motor de partida. - “P” é um sinal digital da rotação do alternador.

O que significa C no alternador?

Terminal “C”: (Controlado pela ECU) este terminal é um sinal que sai da ECU para o regulador, que controla a taxa de carga do alternador (conhecido como sistema de carga inteligente). Ele vai dizer ao alternador quando parar ou começar a carregar.

Qual o defeito mais comum no alternador?

O problema mais comum é o desgaste provocado pelo excesso de componentes elétricos. O veículo sai de fábrica com um alternador capaz de atender todo o consumo elétrico.

Quanto custa o conserto de um alternador?

Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400.

Qual o tempo de vida de um alternador?

200.000 km Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

Até quando o alternador pode carregar?

Em condições normais, a ferramenta vai indicar até 13 V e, com a oscilação de rotação, entre 13 e 14,5 V. É sinal de que o alternador está em boas condições; se a voltagem não passar de 13 V ou estiver abaixo disso, então realmente há um defeito no alternador e ele não está carregando a bateria como deveria.

Qual a função do D+ no alternador?

-> D+ = Vai ligado diretamente na luz do painel que indica anomalia na bateria ou no alternador. Mais abaixo, você verá como funciona esta luz de advertência; -> D- = Também não é ligado por fios e está diretamente plugado na carcaça do Alternador.

Qual a vida útil do alternador?

Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.