:

O que é um erro de concordância nominal?

Índice:

  1. O que é um erro de concordância nominal?
  2. O que é concordância nominal e seus exemplos?
  3. Como saber se a concordância nominal está correta?
  4. Como não errar concordância nominal?
  5. Quais são as 7 regras de concordância nominal?
  6. Como identificar erro de concordância?
  7. Quais são as 7 regras da concordância nominal?
  8. O que é erro de concordância exemplos?
  9. Quais são as regras de concordância nominal?
  10. Como estudar para concordância nominal?
  11. É correto dizer esta maçã está meia podre?
  12. Qual a diferença entre a concordância verbal e nominal?
  13. Quanto a concordância nominal a única frase incorreta e *?
  14. Quais são os principais casos de concordância nominal?
  15. Qual é o certo meio dia e meio ou meio dia e meia?

O que é um erro de concordância nominal?

Erro de concordância nominal Por exemplo, se um nome está no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto não está equivalente em gênero e número. Dessa maneira, é fácil perceber que seria errado escrever “O aluno estudiosos”, ou “O aluno estudiosa”, ou “Os aluno estudioso”, não é mesmo?

O que é concordância nominal e seus exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

Como saber se a concordância nominal está correta?

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Como não errar concordância nominal?

Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.

Quais são as 7 regras de concordância nominal?

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Como identificar erro de concordância?

Erro de concordância nominal Se um nome se encontra, por exemplo, no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto deve também ser equivalente em género e número. O mesmo deve acontecer com o determinante. Veja o exemplo: “O aluno estudioso”.

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

O que é erro de concordância exemplos?

Erro de concordância nominal Veja o exemplo: “O aluno estudioso”. É fácil perceber que seria, por exemplo, errado escrever: “o aluno estudiosos”, ou “o aluno estudiosa”, ou “os aluno estudioso”, certo? Não haveria concordância de género e número entre o nome e o adjetivo.

Quais são as regras de concordância nominal?

Regra geral de concordância nominal Artigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.

Como estudar para concordância nominal?

A principal regra da concordância nominal é que os termos determinantes de uma oração (artigos, pronomes adjetivos, numerais, adjetivos) devem sempre concordar em gênero e número com o substantivo. Se o substantivo estiver no feminino plural, os determinantes devem segui-lo. Se estiver no masculino singular, idem.

É correto dizer esta maçã está meia podre?

O correto seria “Esta maçã está meio podre.” Neste caso, a palavra MEIO é um advérbio e não um adjetivo, e portanto não se flexiona para concordar em gênero com as palavras (substantivos) relacionadas a ela.

Qual a diferença entre a concordância verbal e nominal?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quanto a concordância nominal a única frase incorreta e *?

Quanto à concordância nominal, a única frase errata é: Eles mesmo preencherão a declaração de bagagem. Seguem anexo as provas do processo. Estamos quites com o fisco.

Quais são os principais casos de concordância nominal?

Mesmo, próprio, quite, leso, incluso, anexo, obrigado, entre outros, devem concordar normalmente com a palavra a que fazem referência: Ele mesmo disse isso. Eles mesmos disseram isso. Ela mesma disse isso.

Qual é o certo meio dia e meio ou meio dia e meia?

Portanto, é uma palavra variável, que pode mudar em gênero e número. Exemplos: Ao meio-dia e meia, as crianças já estavam meio cansadas. Forma incorreta: Ao meio dia e meio, as crianças já estavam meio cansadas.