Associação Cultural Quadricultura

Litoral Alentejano Quadricultura Associação Cultural

Litoral Alentejano Quadricultura Associação Cultural

É objectivo concreto da Associação Quadricultura, a produção e realização de eventos, de modo a criar no Litoral Alentejano, o gosto e o hábito de assistir a espectáculos culturais duma forma permanente e regular, tendo como áreas previstas para dinamização, as seguintes:

– Realização de eventos musicais, Espaço de discussão e debate, Encontros literários, Recitais de Poesia, Espaço de divulgação teatral.

Como segundos objectivos, podemos considerar que ao criar um movimento cultural nesta região, ele é por um lado, potenciador da criação de espaços próprios para a divulgação cultural (não existe em todo o Litoral Alentejano, um Auditório, ou sala de espectáculos), e por outro, um meio de promoção de artistas de qualidade que infelizmente têm dificuldade de afirmação no panorama cultural português.

Assim, foi com base nos objectivos descritos que a Associação, enquanto Projecto, propôs à Câmara Municipal de Santiago do Cacém ( CMSC ), e que esta de imediato aceitou, um conjunto de oito (8) eventos que decorreram entre Novembro de 2001 e Junho de 2002 e a que chamámos (C)extas de Cultura . Tendo como local base, o Auditório da Escola Secundária Padre António Macedo ( ESPAM ) e com uma periodicidade mensal . As ( C)extas de Cultura realizaram-se com tão assinalável êxito, demonstrado pela adesão do público, bem como pelos comentários e divulgação feita pelos órgãos de comunicação social (incluindo uma reportagem no programa Acontece da RTP) que levou a CMSC a aceitar o desafio para as edições que se seguiram.
 Litoral Alentejano Quadricultura Associação Cultural AlemJazz  É assim que vai já para a 6ª edição com início no próximo mês de Novembro.

O projecto das (C)extas de Cultura sendo um projecto local, teve de imediato a adesão das seguintes entidades, para além da própria CMSC: a Junta de Freguesia de Santo André, a Associação AJAGATO , a ESPAM, para além de outros referidos em apoios e parcerias .

Foi com esta dinâmica e sobretudo com o apoio maciço do público que lota permanentemente o Auditório da ESPAM, que a Quadricultura criou um novo projecto – um festival de Jazz a que deu o nome de Jazz AlémTejo e que teve a sua primeira edição em 2005.

 Quartas com Letras  Em 2012 surgem também as reuniões literárias “Quartas com Letras” que dão também origem a um blog espelhando os temas das mesmas.
“Na senda das tertúlias de antigamente, estes serão encontros informais, para conversarmos sobre livros e leituras, para lermos em voz alta, para ligarmos a literatura a outras artes. Enfim, para partilharmos emoções, palavras, experiências.”

 QUADRICULTURA.NET

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish
error: Content is protected !!