A Cidade Romana de Miróbriga foi classificada como imóvel de interesse público desde 1940

A Cidade Romana de Miróbriga foi classificada como imóvel de interesse público desde 1940.

Afecto ao Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico desde 1982, o sítio arqueológico de Miróbriga situa-se nas proximidades da cidade de Santiago do Cacém.

Só muito mais tarde, já nos anos quarenta do século XX, o Dr. João da Cruz e Silva, investigador natural de Santiago do Cacém inicia trabalhos de pesquisa mais sérios e sistemáticos.

O primeiro conhecimento acerca das ruínas da cidade romana de Miróbriga, reporta-se ao século XVI através do humanista André de Resende referindo-se a elas como uma povoação outrora chamada Merobrica. Promovidas pelo Bispo de Beja, D. Frei Manuel do Cenáculo, foram então efectuadas escavações já no século XIX.

Centro Interpretativo das Ruinas Romanas de Mirobriga santiago do Cacém

Desde 1959 até à década de 70 é D. Fernando de Almeida quem efectua em Miróbriga diversas campanhas de escavação.

Santiago do Cacém, MIROBRIGA

Interpretando como templos os vestígios arqueológicos detectados no Fórum, D. Fernando de Almeida defendia a tese de que Miróbriga seria um santuário com as necessárias infra-estruturas de apoio aos peregrinos: um complexo termal, habitações e um hipódromo destinado às festividades aí realizadas.

A Cidade Romana de Mróbriga dispõe de um Centro de Acolhimento e Interpretação, construído pelo IPPAR, e realizado no âmbito da filosofia de intervenção nos monumentos arqueológicos visitáveis, tendente a criar infra-estruturas imprescindíveis ao melhoramento da explicação e interpretação dos sítios visitados, ao mesmo tempo que a regular e disciplinar os fluxos de visita.

Horário

* Terça a Sábado – 9:00 – 12:30 h- 14:30 – 7:30 h

*Domingo: – 9:00 – 12:00 h- 14:30 – 17:30 h

* Encerra à segunda-feira e feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Tel. +351 269 81 84 60

Acesso pela EN 120 que, a partir de Santiago do Cacém sai em direcção Grândola/Lisboa. Parque de Estacionamento para ligeiros e autocarros.

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish
error: Content is protected !!