Nestes dias em que a nossa liberdade foi fisicamente posta em causa e perdemos o controlo de tudo, neste 25 de Abril a liberdade de ser responsável terá que ser a nossa melhor celebração.
Decerto as vozes discordantes de um ou outro factor de comemoração que tanta polémica desnecessária tem levantado continuam a olhar o 25 de Abril como um acto a comemorar como sempre se tem comemorado. Seria bom, seria sinal que nos podíamos tocar, rir e passear numa tarde em que não existisse medo, nem tivesses-mos que aprender a viver de outra maneira.
É lugar comum que a nossa liberdade acaba onde começa a do outro, mas é impossível estas liberdades não se cruzarem, muitas vezes conflituosamente, outras demasiado para que a paz possa subsistir.
Nestes tempos, em que mesmo antes não soubemos viver em liberdade, não raras vezes explorando-nos uns aos outros porque não sabemos ou não queremos viver de outra maneira, a liberdade e democracia tantas vezes evocada, pode não passar de um acto meramente técnico, ou pode significar que a nossa escolha para nos governarem, muitas vezes é desastrosa e pode fazer toda a diferença bastando olhar agora para diversos sectores, para descobrir como realmente funciona a democracia e como frágeis somos na nossa liberdade.
Felizmente neste tempo, tirando questões menores, o barco parece remar para o mesmo lado num entendimento do problema que com mais ou menos erros do tudo novo, tem sido a chave do nosso razoável desempenho até agora.
A liberdade verdadeira, funciona nas nossas convicções muito antes do corpo responder seja ao que for, e no espaço da liberdade verdadeira, temos que comemorar no 25 de Abril a liberdade de ser responsável, preparando a nossa vida para o continuarmos a ser, não perdendo a esperança e aprendendo a ser solidários e a sorrir mesmo atrás da máscara.
Viva o 25 de Abril que nos trouxe a liberdade de usarmos o nosso livre arbítrio, escolhendo sempre ser responsáveis.
Aqui ficam algumas das comemorações dos Municípios
Estes vídeos dependem dos servidores youtube e facebook sendo possivel que alguns levem mais tempo a carregar.