25 de Abril a liberdade de ser responsável

Nestes dias em que a nossa liberdade foi fisicamente posta em causa e perdemos o controlo de tudo, neste 25 de Abril a liberdade de ser responsável terá que ser a nossa melhor celebração.

Decerto as vozes discordantes de um ou outro factor de comemoração que tanta polémica desnecessária tem levantado continuam a olhar o 25 de Abril como um acto a comemorar como sempre se tem comemorado. Seria bom, seria sinal que nos podíamos tocar, rir e passear numa tarde em que não existisse medo, nem tivesses-mos que aprender a viver de outra maneira.

É lugar comum que a nossa liberdade acaba onde começa a do outro, mas é impossível estas liberdades não se cruzarem, muitas vezes conflituosamente, outras demasiado para que a paz possa subsistir.

Nestes tempos, em que mesmo antes não soubemos viver em liberdade, não raras vezes explorando-nos uns aos outros porque não sabemos ou não queremos viver de outra maneira, a liberdade e democracia tantas vezes evocada, pode não passar de um acto meramente técnico, ou pode significar que a nossa escolha para nos governarem, muitas vezes é desastrosa e pode fazer toda a diferença bastando olhar agora para diversos sectores, para descobrir como realmente funciona a democracia e como frágeis somos na nossa liberdade.

Felizmente neste tempo, tirando questões menores, o barco parece remar para o mesmo lado num entendimento do problema que com mais ou menos erros do tudo novo, tem sido a chave do nosso razoável desempenho até agora.

A liberdade verdadeira, funciona nas nossas convicções muito antes do corpo responder seja ao que for, e no espaço da liberdade verdadeira, temos que comemorar no 25 de Abril a liberdade de ser responsável, preparando a nossa vida para o continuarmos a ser, não perdendo a esperança e aprendendo a ser solidários e a sorrir mesmo atrás da máscara.

Viva o 25 de Abril que nos trouxe a liberdade de usarmos o nosso livre arbítrio, escolhendo sempre ser responsáveis.

Aqui ficam algumas das comemorações dos Municípios

Estes vídeos dependem dos servidores youtube e facebook sendo possivel que alguns levem mais tempo a carregar.

Grândola Vila Morena

Zeca Afonso - Grândola, Vila Morena

Santiago do Cacém

Recordar as Comemorações do 25 de Abril

Sines

Do Silêncio à Liberdade -- 25 de Abril em Sines

Em 2014, nos 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Sines produziu um filme com memórias do antes e do depois da revolução pela voz de cidadãos de Sines. Voltamos a partilhá-lo neste 46.º aniversário.Uma especial homenagem a dois sinienses que participaram no filme e já não estão entre nós: Cizaltina Santos (1926-2017) e Durval Prata Ferreira (1939-2017).

Gepostet von Município de Sines am Donnerstag, 23. April 2020

Odemira

Comemoração do 46.º aniversário 25 de Abril

Alcácer do Sal

: :: ::: 25 DE ABRIL -- CELEBRAR A LIBERDADE COM A MARCHA OFICIAL DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS PELA BANDA DA SFAVA -- CALCETEIRA ::: :: :

Gepostet von Câmara Municipal de Alcácer do Sal am Samstag, 25. April 2020

Grândola

Gepostet von Município de Grândola am Samstag, 25. April 2020

DutchEnglishFrenchGermanItalianNorwegianPortugueseSpanish
error: Content is protected !!